A arquitetura “europeia” unida à hospitalidade mineira de Monte Verde resulta em muita autenticidade.
Além disso, o clima intimista de Monte Verde atrai turistas de todo o país, principalmente em época de baixa temperatura. São 1.650 metros de altitude, em média, com alta taxa de pureza no ar: estima-se que em torno de 90%.
Monte Verde é a materialização dos sonhos do imigrante da Letônia Verner Grinberg que, em busca de um lugar que remetesse ao seu país natal, fundou, organizou e transformou uma fazenda em uma região distante e de difícil acesso, em uma pequena vila, onde ele e sua família construíram as bases do que hoje é o nosso distrito a partir de 1938. Posteriormente, imigrantes oriundos da Hungria, Suíça, Alemanha, Rússia e Itália, e é claro, muitos brasileiros, encontraram aqui o lugar ideal para constituírem suas vidas.
Com esses imigrantes, floresceram as margaridas em nossos campos e uma técnica muito especial de pintura, o Bauernmalerei, ou simplesmente Bauer, que hoje é reconhecida como patrimônio imaterial de nossa cidade.
E a origem do nome da Vila? Seguindo o conselho de sua esposa Verner colocou o nome da cidade em homenagem à sua familia: Grinberg. Se em leto era apenas um sobrenome, em alemão significa (Grün = Verde e, Berg = Monte). E assim, a pequena fazenda se transformou na viscejante e apaixonante Monte Verde, que celebra seu aniversário de fundação no dia 29 de novembro de 1950, data em que o primeiro lote de terra ofertado por Verner, enfim foi registrado.